Cidades

Ciep no Cantagalo é entregue pela prefeitura após reforma

Os projetos têm como objetivo impactar diretamente cerca de 400 pessoas no Cantagalo e 800 no Fonseca. Foto: Prefeitura de Niterói.

A Prefeitura de Niterói entregou, neste sábado (20), a obra de reforma do Ciep Esther Botelho Orestes, que estava há 15 fechado. No local, que foi municipalizado, funcionará o projeto Espaço Nova Geração.

De acordo com Rodrigo Neves,  os alunos do Cantagalo, Itaipu e imediações terão um espaço para praticar esportes, terem cursos de qualificação gratuitos e atividades de lazer. 

“O Ciep do Cantagalo estava abandonado e se degradando. Nosso governo tomou a decisão não deixar nenhum Ciep fechado em Niterói. Se esse projeto tão importante de Darcy Ribeiro não tivesse sido abandonado, a Educação no nosso país talvez estivesse em outro nível. Com o Espaço Nova Geração, as crianças e adolescentes que forem para a escola pela manhã, poderão ter reforço escolar e participar de oficinas culturais, prática desportiva e cursos gratuitos na parte da tarde aqui na escola. E os que estudam a tarde, poderão fazer essa atividade pela manhã. Esse é o caminho para uma Niterói mais sustentável, uma Niterói melhor”, afirma o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Reforma – As obras de reforma do CIEP Ester Botelho incluíram a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação foram trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. A área externa do CIEP recebeu tratamento paisagístico e o mobiliário da unidade será todo novo.

“Eu estive junto no governo do estado na época da implantação dos Cieps. Sou testemunha do esforço que se fez. Era um projeto de esperança baseado na educação dos jovens. O que se viu depois foi um processo de abandono. Esse projeto poderia ter feito uma diferença muito grande na sociedade, até mitigando os problemas de violência que vivemos hoje. Mas agora, com a reforma, esses espaços com quadras e biblioteca serão âncora para vários órgãos do governo que desenvolverão atividades no local”, afirma o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael.

Espaço Nova Geração – Os CIEPs Ester Botelho e Anísio Teixeira (que fica no Fonseca e também foi municipalizado e reformado) funcionarão como os primeiros Espaços Nova Geração de Niterói, clubes-escola para crianças e jovens que, no contra turno escolar, poderão praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional, de idiomas e desenvolver projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram horizontes e novas perspectivas para o futuro.

A secretária de Educação, Flávia Monteiro, destaca a importância do Nova Geração para os moradores da área.

“Os moradores terão outra perspectiva a partir de agora. É uma outra visão e construção de um futuro melhor. Com certeza estaremos ajudando muitas famílias””, disse Flávia Monteiro.

Os projetos têm como objetivo impactar diretamente cerca de 400 pessoas no Cantagalo e 800 no Fonseca, abrangendo crianças e jovens com idades entre 6 e 29 anos.

Entre as atividades que serão oferecidas estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, pré-vestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem.

Visando garantir o pleno desenvolvimento dos participantes, os Espaços Nova Geração incluirão na metodologia de trabalho o encontro com as famílias, atendimento psicossocial, banco de empregos e acompanhamento para ingresso no mercado de trabalho.

O secretário municipal de Habitação, Beto da Pipa, morador da região, elogiou a iniciativa da Prefeitura.

“É a primeira vez que vejo uma gestão tão comprometida com educação e com tantos projetos que beneficiam a população”, disse o secretário.

Prefeitura de Niterói

< Carro derruba poste e fere duas mulheres em Itaipu Tráfico tenta retomar área da milícia em Itaboraí <